Chocolates Genuine | Dicas

Dicas

Genuine te traz dicas úteis para impulsionar suas receitas.

Confira os segredos que vão garantir ainda mais sucesso no seu negócio!

Na cozinha, preste atenção ao vapor

Quem trabalha com chocolate, sabe que a temperatura do ambiente faz toda diferença na preservação da matéria-prima ou para um resultado adequado da sua receita. O ideal é manter o ambiente aonde você trabalha entre 18º e 20º ou aproveitar o período da noite, dependendo da estação do ano.

Mas e quando você precisa cozinhar outras coisas? Sabia que o vapor das panelas pode influenciar na qualidade do seu produto, mesmo ele não estando muito próximo?

Separamos alguns conselhos que podem ajudar:

 

1 – Caso esteja utilizando qualquer utensílio que produza vapor quente, mantenha a barra chocolate aberta, protegida com um saquinho plástico;
2 – Se tiver que trabalhar em algum preparo na cozinha, se mantenha o mais distante possível do vapor.
3 – E, por fim, quando finalizar o trabalho, leve o chocolate para cristalizar e outro cômodo da casa, pois ele pode ficar manchado por conta do vapor.

Qual o momento certo para embalar o chocolate?

Preparar delícias com chocolate requer muito carinho, boas técnicas e cuidados especiais no manuseio. E não só durante o preparo, mas também no momento de embalar os produtos. Mas você sabe como fazer para embrulhar os doces da melhor maneira possível? Nós contamos!

Quanto esperar?

Muitos acreditam que devemos esperar oito horas para embalar o chocolate, no entanto, a principal dica é que o produto esteja em temperatura natural, o que pode demorar bem menos tempo. Caso tenha feito um bombom ou barrinha, quando retirá-los da geladeira prossiga de seguinte forma:

• Tire da geladeira e desenforme com todo cuidado;
• Acomode os chocolates em uma caixa ou bandeja;
• Deixa a caixa em lugar sem odor, fresco ou com boa ventilação;
• Espere até que a temperatura volte ao normal (dependendo do local isso pode levar menos de uma hora);
• Observe se após isso, o chocolate não suou ou tem alguma manchinha;
• Se estiver tudo ok, pode embrulhar!

Chocolate que não solta da forma

Você sabe o que fazer quando o chocolate não solta da forma? Quando isso acontece é porque o doce talvez não esteja completamente seco. Então, basta colocá-lo de volta para gelar mais pouco, não é mesmo?

Mas nem sempre dá certo. E isso ocorre porque pode ter havido algum erro no processo de temperagem ou o mesmo ter derretido em temperatura não adequada.

Não se preocupe que mesmo assim, você ainda pode utilizar esse chocolate, bastando seguir as instruções:

• Leve a forma por dois minutos ao freezer, protegida com papel manteiga;
• Agora, com maior facilidade, retire esse chocolate, que perderá a estabilidade;
• Derreta novamente, sem ultrapassar a temperatura de 48º;
• Mexa bem e faça a temperagem novamente.

Importante: as formas devem sempre estar muito limpas e completamente secas.

Transfers para chocolate

Os transfers para chocolate são maravilhosos para dar um acabamento mais sofisticado e diferenciado para doces como: pães de mel, pirulitos, alfajores e bombons ou qualquer doce que possua superfície e base plana.

Para utilizá-los, basta cortar as folhas para transferência em um tamanho pouco maior do que o doce, pincelar a superfície com chocolate e aplicar o papel decorado.

Depois, basta esperar até que o chocolate cristalize para retirar a folha e cortar as rebarbas que sobrarem. Para apará-las, uma maneira fácil é aquecer em água fervendo uma faquinha bem afiada.

Tome cuidado com:

1) Os transfers foram feitos para serem utilizados na superfície de chocolate nobre e não em coberturas.

2) A temperatura máxima do chocolate para receber o transfer é de 29°. Mais do que isso pode danificar a camada fina de manteiga de cacau do desenho.

3) Toda folha de transfer deve que vir com uma etiqueta de validade, pois essa manteiga de cacau vence, impossibilitando a transferência do desenho.

4) As folhas de transfers são muito delicadas. Por isso, devem ser guardadas longe de produtos pontiagudos que possam danificar o desenho e longe de temperatura alta.

Derretimento em Micro-ondas

Sabe como derreter seu chocolate em micro-ondas? Não? Sim? Veja a dica abaixo:

Para derretimento correto do seu Chocolate Genuine, use um bowl de vidro. Não altere a potência do seu micro-ondas e vá colocando de 30 em 30 segundos, mexendo com uma espátula a cada parada.

Normalmente 1 kg de chocolate Genuine derreterá em 2 minutos sem que esquente muito ou queime.

Temperatura Ideal

E a dica de hoje é a temperagem! Para que seus produtos fiquem com uma qualidade excelente, é imprescindível que o derretimento e o resfriamento do chocolate Genuine sejam feitos nas temperaturas corretas.

• Chocolate Genuine ao leite e branco: derretido entre 45 ºC e 50 ºC e resfriado para 27 ºC.
• Chocolate Genuine blend: derretido entre 45 ºC e 50 ºC e resfriado para 28 ºC.
• Chocolate Genuine meio amargo: derretido entre 45 ºC e 50 ºC e resfriado para 30 ºC.

 

Doces para Batizado

Se você trabalha com chocolate o ano todo, sabe que é preciso saber aproveitar outras ocasiões pra ter muito sucesso em suas vendas! Prepare, com a linha Genuine, docinhos pra lá de especiais para celebrar datas importantes como batizados, casamentos e aniversários. O tradicional brigadeiro, pão de mel e cupcake são excelentes sugestões para impressionar seus clientes.

Confira:
Brigadeiro Gourmet: http://bit.ly/21uEbqP
Pão de Mel: http://bit.ly/1VXi5Op
Cupcake: http://bit.ly/1NTRY7S

 

Diversificação de Portifólio

Agora que a Páscoa terminou, é hora de recarregar as energias e aprender novos truques! A linha de Chocolates e Coberturas Genuine oferece uma gama de aulas nas lojas parceiras para você aprender novidades e encantar ainda mais os seus clientes! Não deixe de conferir a nossa agenda de aulas!

 

Aplicações

É cada receita deliciosa que dá pra fazer com o chocolate Genuine! Uma forma gostosa de trazer ainda mais sabor e sucesso à sua vida! Ideal para derreter, rechear ou moldar, como ovos de Páscoa, tabletes, bombons e recheio para bolos. Aprenda a fazer uma glaçagem tão irresistível quanto essa no nosso site: http://bit.ly/1ZKECw8

 

Cobertura

A cobertura fracionada Genuine é uma ótima opção para quem quer praticidade, pois não necessita de choque térmico! Ideal para cobrir, moldar e decorar, com a cobertura você pode cobrir pães de mel, bomba de chocolate, copinhos recheados, entre muitas outras receitas deliciosas! Qual a sua receita predileta com cobertura Genuine?

Segredo Páscoa - 10

A Páscoa está chegando e você ainda tem muitos ovos de Páscoa para entregar? Saiba como otimizar o seu tempo e deixar seus clientes satisfeitos:

• Se possível, entregue pessoalmente durante à noite para que eles não derretam.
• Caso venda para várias pessoas na mesma empresa, combine um dia para entregar todos os seus produtos juntos.

Com essas dicas e utilizando Genuine, o seu produto chegará com muito cuidado e carinho para seus clientes!

 

Segredo Páscoa 9 - Divulgação

Todos nós sabemos que a propaganda é a alma do negócio, concordam? O Genuine tem algumas dicas para você!
Primeiro, você deve conhecer o seu público-alvo e saber como ele se comporta. Onde ele mais interage com você e pode conhecer o seu produto? Onde você pode alcançá-lo com mais precisão? Em mídias sociais? Panfletos em restaurantes? Por mensagem de texto? Através de familiares e amigos? Após identificar isso, invista tempo e esforço em um ou mais desses canais e prepare-se para muito sucesso!

 

Segredo Páscoa 8 - Precificação Básica

Clique no ícone abaixo para fazer o download das dicas em PDF.
Conquiste clientes e garanta seu lucro nesta Páscoa!

 

Segredo Páscoa 7 - Embalagem

Dizem que comemos primeiro com os olhos, então fazer uma embalagem bonita e delicada para o seu ovo de Páscoa faz toda a diferença! Além do tradicional papel-chumbo, papel celofane e fitas decorativas, você pode utilizar papel de seda, tecidos e caixas com suporte para ovo de colher.
Encante a todos com a apresentação do seu produto!

 

Segredo Páscoa 6 - Decoração

Quando o assunto é criatividade, temos várias alternativas para deixar o seu produto mais especial! Para arrasar na decoração do seu ovo de Páscoa, você pode utilizar pasta americana para criar um relevo, glacê real ou chocolate derretido e temperado para escrever e desenhar detalhes, ou até mesmo corante ou transfer comestível para deixá-lo mais colorido!

 

Segredo Páscoa 5 - Recheio

Para o seu ovo de Páscoa ficar ainda mais gostoso, que tal prepará-lo com um recheio delicioso? Desenforme o ovo com cuidado e recheie a casca com o sabor desejado. Cubra o recheio com mais um pouco de chocolate derretido e temperado e leve à geladeira para endurecer por 15 minutos.

Clique no link a seguir e confira o recheio de paçoca que é muito prático e delicioso:
http://bit.ly/20QEdaJ

 

Segredo Páscoa 4 - Armazenagem Correta

Depois da temperagem, muitas pessoas guardam os ovos de chocolate na geladeira, mas não é o local mais indicado. Por ser um local bastante úmido podem aparecer fungos e manchas brancas no chocolate.

O aconselhado é que sejam armazenados em latas bem fechadas, caixas de papelão ou enrolados em papel laminado, sempre em temperatura ambiente.

 

Segredo Páscoa 3 - Choque Térmico

Para a sua temperagem ou choque-térmico ficar perfeito, preste atenção nas temperaturas de derretimento e resfriamento do seu chocolate Genuine!

Chocolate Genuine ao leite e branco: derretido entre 45ºC e 50ºC e resfriado para 27ºC;
Chocolate Genuine blend: derretido entre 45ºC e 50ºC e resfriado para 28ºC;
Chocolate Genuine meio amargo: derretido entre 45ºC e 50ºC e resfriado para 30ºC.

 

Segredo Páscoa 2 - Utensílios Essenciais

Antes de começar a fazer suas encomendas para Páscoa, lembre-se de ter em mãos:

• Uma fôrma (PVC, silicone ou policarbonato);

Espátula de silicone para mexer o chocolate;

Termômetro culinário para chegar na temperatura correta na hora do choque-térmico;

Espátula de inox para temperar o chocolate (necessário somente se a temperagem for feita no mármore);

Papel manteiga para os ovos de Páscoa não grudarem na hora de estarem secando.

Com esses utensílios, o resultado será um sucesso!

 

Segredo Páscoa 1 - Comprar Genuíne

O segredo do sucesso nesta Páscoa é utilizar os chocolates Genuine no preparo de seus produtos. As embalagens mudaram, mas o sabor e o rendimento continuam maravilhosos.

Não deixe de incluir Genuine nas suas compras!

Quem prova, aprova.

 

10 Segredos para uma Páscoa perfeita

Nesse ano, a Páscoa será mais cedo. Portanto, logo mais, as produções de ovos de Páscoa começarão. Fique atento aos dez segredos para uma Páscoa perfeita, que serão detalhados nas próximas semanas:

1) Não deixe a linha Genuine de fora das suas compras;
2) Tenha os utensílios essenciais em mãos;
3) Preste atenção na temperagem;
4) Armazene corretamente;
5) Faça um recheio delicioso, se necessário;
6) Uma decoração caprichada faz toda a diferença;
7) A embalagem também é importante, é a primeira impressão do cliente;
8) Calcule os seus custos e precifique para ter sucesso nas vendas;
9) Divulgue os seus produtos;
10) Monte um esquema de entrega, a fim de otimizar tempo.

 

Tendências 2016

Estar alinhado com o mercado e suas inovações faz toda a diferença para o seu negócio. Confira algumas tendências para 2016 que farão você ter muito sucesso nas suas vendas!

• Aplicação de itens coloridos e com texturas diferentes deixarão o seu produto com um apelo visual mais interessante;
• Ingredientes únicos como frutas exóticas e oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas e avelãs) transformarão o seu produto em algo especial;
• Uma embalagem menor será o novo tamanho da fome e do bolso de seus clientes.

Feliz Ano Novo e boas vendas para 2016!

Fonte: Innova Market Insights

 

Falhas Possíveis: Fat Bloom

O verão chegou, mas isso não é motivo para deixar de comer seu Genuine favorito!

Mas tome cuidado: a variação de temperatura pode causar um aspecto esbranquiçado na superfície do seu Genuine, o fat bloom. Isso ocorre pois as gorduras presentes nos chocolates e nas coberturas tendem a migrar para a superfície quando estocado a temperatura mais alta e quando submetida a temperatura mais baixa, recristaliza de forma desorientada.

 Para identificar se é fat bloom, é só passar o dedo pelo esbranquiçado: se desaparecer e seu dedo ficar gorduroso, significa que a gordura que migrou para a superfície derreteu com o calor do dedo e provavelmente é um caso de fat bloom.

 

Embora a aparência esbranquiçada nos assuste, o fat bloom não torna o chocolate impróprio para uso. É só derretê-lo, misturar bem e preparar os seus doces normalmente!

 

Esqueceu desse detalhe? Não coloque na geladeira.

 

Ao colocá-lo na geladeira ou lugares muito úmidos, o esbranquiçamento com textura mais granulosa ocorrerá por conta do açúcar que migra para a superfície, uma vez que açúcar é higroscópico, causando o sugar bloom.

 

Fique de olho e aproveite seu Genuine!

 

Dicas para ganhar dinheiro com chocolate

1) Faça diferente: pense em algo que seria o seu diferencial e invista nisso.
2) Busque alternativas: não se limite a trabalhar somente com chocolate.
3) Invista e persista: acredite no seu negócio, o sucesso não vem fácil.
4) Ouça a opinião da clientela: veja o que eles mais pedem.
5) Procure tendências: sempre tenha algo novo para surpreender seus clientes.
6) Crie uma assinatura própria: sua marca deve ter um nome fácil de ser recordado.

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios

 

Falhas Possíveis: Chocolate Aerado

Você abre o seu chocolate e se depara com uma textura diferente do usual. Ele está arenoso por dentro, despedaçando. Por que isso acontece? Pode ser que ele tenha sofrido calor acima do normal. Mas não se apavore, você pode derretê-lo normalmente e utilizá-lo na sua aplicação!

 

Falhas Possíveis: Grumos

Se ocorrer a formação de ‘grumos’, que não são dissolvidos no meio do chocolate, é sinal de que a temperatura foi ultrapassada (o ideal é que esteja entre 45ºC e 50ºC no máximo) ou pode ser que um pouco de água caiu no chocolate.

 

Diferença entre Fôrmas

Bombons são difíceis de resistir, não é mesmo? Independente do sabor ou recheio, eles podem ser feitos com três tipos de forminhas. As de PVC, aquelas que se parecem com um plástico mais duro, são as mais baratas e fáceis de encontrar, além de serem bem flexíveis, porém a durabilidade delas é muito baixa. As de silicone conquistaram o mercado nos últimos anos por possuírem boa durabilidade e flexibilidade. Já as de policarbonato são as favoritas dos chocolateiros, pois tem excelente durabilidade e são mais fáceis de trabalhar, desde o chocolate esteja temperado corretamente. A única desvantagem é que ela é mais cara que as outras, mas você pode iniciar o seu acervo aos poucos!

Dica: Um pouco da manteiga de cacau presente no chocolate é liberada quando você coloca os bombons na forminha e ela dá mais brilho no seu produto. Portanto, não lave a sua forminha com frequência. A probabilidade do seu bombom ficar com mais brilho é maior!

 

Técnicas de Moldagem

Para banhar: com um garfo de confeiteiro, mergulhe os bombons, um a um, até que estejam completamente cobertos. Retire-os dando uma ligeira batida com o garfo na borda da tigela, tirando o excesso do produto. Coloque os bombons sobre o papel manteiga, deixando-os secar em ambiente fresco ou geladeira.

Para moldar: deposite o Genuine temperado em forminhas de bombons ou ovos de Páscoa, vibre um pouco para retirar as bolhas de ar e leve-as à geladeira até o produto soltar da forma. Dica: Leve à geladeira até que a forma fique opaca/esbranquiçada.

Dica: Leve à geladeira até que a forma fique opaca/esbranquiçada.

 

Temperagem Perfeita

A temperagem (ou choque térmico) é o processo de derretimento, resfriamento até certa temperatura e então reaquecimento para garantir brilho, resistência à temperatura ambiente, sabor e textura qualquer que seja a sua aplicação (bombons, trufas, biscoitos, etc). Esse processo só não é necessário para recheios.

Você pode realizar a temperagem de duas maneiras:

Em mármore: despeje o chocolate sobre uma pedra de mármore bem seca. Faça movimentos de um lado para o outro com espátulas até atingir a temperatura labial. Verifique a temperatura encostando um pouco do chocolate na parte inferior dos lábios. O chocolate transmitirá uma sensação de gelado (27oC para o chocolate ao leite e branco; 28oC para o chocolate blend e 30oC para o chocolate meio amargo).

Banho-maria frio: despeje o chocolate num recipiente bem seco, levando-o em banho-maria frio até atingir a temperatura labial. Verifique a temperatura encostando um pouco do chocolate na parte inferior dos lábios. O chocolate transmitirá uma sensação de gelado (27oC para o chocolate ao leite e branco; 28oC para o chocolate blend e30oC para o chocolate meio amargo).

Dica: Mexa sempre o chocolate antes de moldar, cobrir ou banhar bombons, trufas e ovos de Páscoa para que se tenha um excelente resultado.

 

Técnicas de Derretimento

Existem três técnicas de derretimento de chocolate: banho-maria, microondas e derretedeiras elétricas de uso profissional. As duas primeiras técnicas são mais utilizadas para pequenas quantidades e a terceira, para maiores quantidades. Mas tome cuidado, em qualquer das técnicas, se o chocolate ultrapassar 50oC, ele queima e fica inutilizável para a sua aplicação.

Banho-maria: corte o Genuine em pequenos pedaços na quantidade desejada. Aqueça uma panela com água e desligue o fogo quando começar a criar bolhas d’água no fundo da panela (a temperatura da água deverá estar suportável ao contado de sua mão). Despeje o chocolate cortado num recipiente seco e coloque sobre o banho-maria desligado. Mexa com uma espátula até que o chocolate esteja derretido completamente.

Microondas: corte o Genuine em pedaços, colocando-os em um recipiente de vidro. Leve ao microondas em potência média por 1 minuto. Retire do microondas, mexa com uma espátula e leve novamente o recipiente por mais 30 segundos no microondas. Se necessário, repita este processo.

Derretedeira profissional: basta colocar a barra inteira de Genuine dentro do aparelho e ajuste a temperatura no termostato. Ele será derretido lentamente, sempre na mesma temperatura inicial.

 

Utensílios para o manuseio com chocolate

Para a sua receita ficar mais perfeita ainda, recomendamos alguns utensílios que auxiliam no seu manuseio com o Genuine.

  • Luvas cirúrgicas: para não deixar impressões digitais
  • Faca grande de cozinha: para picar o chocolate
  • Espátulas: para mexer ingredientes aquecidos.
  • Termômetro culinário: para atingir a temperatura correta do seu choque térmico.
  • Papel de uso culinário (como papel manteiga): auxilia na decoração.
  • Garfo de confeiteiro: para banhar.
  • Fôrmas de PVC, policarbonato ou silicone: para enformar.

Lembrando que essas são somente sugestões, você pode trabalhar com o Genuine de outras maneiras.

 

Formas de Armazenagem

Após comprar o Genuine na sua loja favorita, você deve guardá-lo:
• Em local fresco, seco e arejado: nunca na geladeira, em contato com água ou vapor, pois ele pode absorver a umidade.
• Longe de produtos químicos: perto de odores fortes, o seu chocolate pode ficar com cheiro ou gosto do produto em que ele estava perto.
• Longe de temperaturas altas: o chocolate tolera uma temperatura até 28oC, depois disso, ele começa a derreter.
Se não for utilizar toda a sua barra, pode armazená-lo envolto preferencialmente em um papel alumínio em um local favorável, como descrito acima.

Depois da temperagem, muitas pessoas guardam os ovos de chocolate na geladeira, porém o local mais indicado é em um ambiente com ar condicionado. Quando exposto a diferentes temperaturas, alta e baixas, altas e baixas constantemente o chocolate pode apresentar manchas brancas que vem do desprendimento de gordura.
O aconselhado é que sejam armazenados em latas bem fechadas, caixas de papelão ou enrolados em folha de alumínio, sempre em temperatura ambiente.

 

Tipos de Chocolate Genuine

O segredo para a sua receita ficar deliciosa é utilizar chocolate Genuine, disponível em quatro sabores!

Ao leite: sabor único com toque de leite inigualável.
Branco: delicioso derretimento à boca.
Blend: um perfeito equilíbrio entre os sabores ao leite e meio amargo.
Meio amargo: sabor requintado com maior teor de cacau em sua fórmula.

 

Não confunda Chocolate e Cobertura

Chocolate: Segundo a legislação brasileira, o chocolate precisa ter, no mínimo, 25% de sólidos de cacau, ou seja, massa de cacau, manteiga de cacau ou cacau em pó. Além de ter um sabor mais nobre, para ter resistência à temperatura ambiente o chocolate precisa de temperagem (ou choque térmico). É ideal para recheios, coberturas mais requintadas e ovos de Páscoa.

Cobertura: É um produto semelhante ao chocolate, porém no lugar de massa de cacau e manteiga de cacau, são substituídos, respectivamente, por pó de cacau e gordura vegetal, dessa forma levando o nome de “cobertura sabor chocolate”. A cobertura é fácil de usar por não precisar de choque térmico. É ideal para cobrir, moldar e decorar.

Dizer “chocolate fracionado” ou “chocolate hidrogenado” é uma maneira popular no Brasil, porém, conceitualmente, o correto é diferenciar entre chocolate e cobertura fracionada ou hidrogenada.

 

Ganache

Trabalhar com chocolate permite diversas decorações, não é mesmo? Que tal aprender alguns truques para fazer ainda mais sucesso com Genuine? Essa é a receita do famoso Ganache (cobertura sem brilho), garantia de sabor para sua receita!

Aprenda ela aqui:

Ingredientes

• 400g chocolate Genuine
• 400ml creme de leite

Modo de Preparo

Leve os dois ingredientes ao micro-ondas ou banho-maria até derreter por completo o chocolate e ficar um creme homogêneo. Use imediatamente para cobrir um bolo por completo ou aguarde 6 horas em temperatura ambiente para usar como cobertura em bico de confeitar.

Pode ser utilizado Genuine no sabor ao Leite, Blend, Meio Amargo e Branco

 

Glaçagem

Trabalhar com chocolate permite diversas decorações, não é mesmo? Que tal aprender alguns truques para fazer ainda mais sucesso com Genuine? Essa é a receita do clássico Glacê (cobertura com brilho), garantia de sabor para sua receita!

Aprenda ela aqui:

Ingredientes

• 600g chocolate Genuine branco
• 250ml leite

• 1 colher (sopa) de glucose
• Corante gel a gosto

Modo de Preparo

Esquente o leite e coloque no liquidificador, acrescente o restante dos ingredientes e bata até homogeneizar. Deixe chegar a temperatura de 35°C para aplicar no bolo, torta ou mousse. Para utilizar a glaçagem, o doce tem que estar congelado.

 

Raspas de Chocolate

Trabalhar com chocolate permite diversas decorações, não é mesmo? Que tal aprender alguns truques para fazer ainda mais sucesso com Genuine? A tradicional decoração com Raspas de Chocolate é certeira!

Aprenda ela aqui:

Ingredientes

1 barra de chocolate Genuine a seu gosto

Modo de Preparo

Coloque a barra por 15 segundos no micro-ondas para dar uma leve amolecida. Com o uso de um descascador de legumes ou um raspador de alumínio, pressione o chocolate e puxe para que faça as raspas enroladas de chocolate. Use em seguida para finalizar a decoração de doces.